domingo, 4 de julho de 2010

Olá,pessoal!
Nesta semana que passou,andei viajando por alguns lugares um tanto desconhecidos.Para começar,vou falar de algo que me chamou muita atenção:as estradas asfaltadas da Argentina.
A diferença das estradas de lá com as daqui são mosntruosas...a começar pela qualidade do asfalto,logo seguida pela sinalização!Isso em estradas do interior da província de Missiones que não é considerada uma província "lucrativa" para a nação dos "hermanos".
Fomos(meu namorado,meu sogro e eu) fazer compras em Ciudad Del Este no Paraguai e pegamos uma rota diferente dos que são acostumados a isso!Saimos de Cruz Alta e levamos duas horas e meia até Porto Vera Cruz,que faz divisa com a Argentina.A estrada que dá acesso a travessia internacional é extremamente ruim!16 km de ladeiras até o rio Uruguai em uma estrada de chão com pedras soltas!
Após isso de ruim,desfrutamos de uma linda vista do rio sobre a balsa!A calmaria e a tranquilidade de águas internacionais.
A parte tensa da travessia é a "aduana" argentina.Os soldados tipicamente posudos para colocar medo em turistas "mal-intensionados" e a forma com a qual se dirigiam a nós deram o clima tenso à travessia.
Após isso apenas contamos com um mapinha feito a mão e com a boa vontade dos "informantes"argentinos.(Devo merecer-lhes a gentileza e a boa educação com estrangeiros)
Passamos por Monte Carlo onde jantamos e seguimos a Eldorado onde passamos a noite em um hotel chamado Ilex(totalmente não recomendável a turistas).No citado hotel um argentino folgado se fez de camarada e no fim acabou por nos cobrar 20 rais por três míseros cafés.Mais folgado ainda foi um malandro que quiz pegar carona no nosso carro até Foz do Iguaçu alegando que sabia o caminho e nos levaria até lá.Claro que colocamos o sujeito para correr.Lembre-se de nunca acreditar na boa vontade de um desconhecido mesmo que seja de sua própria nacionalidade!
Seguimos viagem cedo da manhã.É o que se deve fazer para aproveitar melhor o dia no Paraguai.
Passamos novamente por uma aduana e logo pela fronteira entre Argentina e Brasil.Em Foz do Iguaçu deixamos o carro em um estacionamento e fomos ao Paraguai de táxi.Um taxista muito útil por se dizer.Nos mostrou como fazer tudo para não ficar "fora da lei" e ter as mercadorias apreendidas.
As compras foram ótimas.O problema da viagem foi a volta.Bom...Não quero criticar os catarinenses como um todo,mas gostaria de fazer uma crítica real de um problema que quem atravessa o estado de Santa Catarina já deve ter enfrentado:a sinalização.
Além da falta de sinalização para onde ficam as cidades catarinenses,ainda enfrentamos placas desnecessárias e às vezes até mesmo ridículas de informações sobre a distância de pórticos e monumentos,mas NENHUMA placa que indicasse a direção real das cidades!Por exemplo a de Caibi onde se localiza a ponte de divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Não havia placa alguma dizendo para que lado se localizava a ponte ou,até mesmo,a cidade gaúcha de Iraí(lado gaúcho da ponte),mas havia uma placa sinalizando que faltava 1 km para o pórtico de entrada da cidade!Tem explicação?
Nós,gaúchos,como somos mais práticos temos sinalização de todas as cidades registradas do estado....por isso,catarinenses,vocês jamais se perderão aqui por falta de indicação na estrada!
Bom,espero que minhas dicas dêem alguma ajuda a futuros viajantes destas regiões!
Boas compras a quem vai e bons planos a quem fica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário